segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pelo na lantejoula

Mais do que pelas habituais pontuações politicó-geó-coisó-corretas (não entendo como não espetaram com a Ucrânia no pódio) (embora sexto lugar não seja mau) (e a Rússia ficou em sétimo) (clássico), e mais do que por questões de sexualidades mais ou menos assumidas (já chega disso, não?), a Eurovisão 2014 ficará marcada pela importante temática da liberdade capilar.

Era um debate que se impunha. E ele aí está.

Este ano, este colosso europeu de audiências (alguém viu...?) foi ganho pela Áustria. E quem levou o país à vitória, com o tema "Rise Like a Phoenix", foi a cantora Conchita Wurst.
Que é um homem.
De cabelo comprido.
E barba.

Ei-la.


Não me interessa abordar aqui a liberdade que qualquer macho deverá ter no momento de decidir que roupa usar num evento destes.
Calças ou vestido de lantejoulas, o que importa é que se sintam bonitos.

Podíamos debater (durante horas) as unhacas de gel da menina. Mas aposto que coçam costas com uma categoria olímpica e por isso quem sou eu para questionar a opção?

Interessa-me sim louvar o momento histórico em que uma barba subiu ao palco, combinada com uma melena comprida e um vestido dourado, e o palco não era da família Cardinali.

A visionária Madonna já tinha dado uma perninha na causa, em março, exibindo esta cabeluda axila no seu Instagram.


A legenda era "Long hair don't care". Qualquer coisa como "Sou uma badalhoca mas tenho um namorado de 20 anos". Vai buscar!

Mas agora, meu amigos, agora deu-se um salto de gigante.
De igualdade de oportunidades. De inclusão. De liberdade.

E por isso, hoje, em várias aldeias de Portugal aplaude-se de pé.


Meus amigos, a liberdade capilar chegou.

Tenham medo.
Tenham muito medo.

Para quem, não viu e ouviu a atuação (todos?) aqui têm.


Que pulmões.
Que garra.
Que maquilhagem.
Que barba.

11 comentários:

  1. Confesso que foi a primeira vez que ouvi a música... E acho-a espectacular. Parece uma daquelas músicas do James Bond. Já a vitória da própria da Conchita... É 90% Marketing, 9% talento e 1% look. E acho isso vergonhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faria a mesma repartição percentual (acho que o talento está lá) mas a música sempre foi lugar de excentricidades. Viva o pelame!

      Eliminar
    2. OK, concedo... Mas no mínimo 59% + 40% + 1%.

      Eliminar
  2. Já há muitos anos que o festival da eurovisão não é coisa que se possa levar muito a sério (ohh que pena!) É que agora nem a Lobato (coitadita) tem lá o tachinho garantido!

    Quanto à participação da conchita, acho fenomenal a coragem deste/desta moç@, sou apoiante dos direitos de igualdade, e já perticipei em marchas LGBT e creio que este tipo de acontecimentos mostra que caminhamos para algum lado positivo (creio..), cada um sabe de si! (e das suas pilosidades, claro está!)

    Quanto à vitória, é discutivel sim (como sempre). Mas também já sabemos que os vencedores deste espetacular evento (upa upa!), nos últimos anos nunca foram os melhores em termos de temática musical, como disse o Silent, será mais marketing que capacidade vocal...

    Concordo contigo Silent Man! É tudo mareketing e look, o resto até que nem está mau, mas é discutivel e provavelmente se fosse só ouvido e não visto, não seria a conchita a ganhar... Mas pronto, pr'o ano há mais (ui não posso perder!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não podemos esquecer que o look e o marketing de facto contam. Não é o que faz a Lady Gaga? Ou o que fez com tanta mestria a Madonna, com a sua voz fraquíssima? São as regras do jogo.
      E não é só na música. Há um momento histórico que retrata isto na perfeição: o debate Kennedy/Nixon, em 1960. O primeiro a passar na televisão. Os analistas são consensuais ao dizerem que, se o debate tivesse sido apenas ouvido na rádio (como até então), o Nixon teria ganho. A transmissão na televisão, com a bonita imagem de um versus a fraca figura de outro, e o discurso firme versus a transpiração em bica, influenciaram o resultado. Decisivamente.
      É um pacote. É o que é :-)

      Eliminar
  3. Dispensava a barba!
    Até parece que não tinha confiança na sua musica!
    Chocar para facturar! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar não teve paciência para a raspar. Acordou tarde ou isso.

      Eliminar
  4. Estará para nascer o partido do buço?Espero que não.
    A Madonna?Deixou de contar para o totobola long time ago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse partido anda aí. Metido pelos aldeames do país profundo!

      Eliminar
  5. Falei sobre isto no meu blog também. Tenho a dizer que adorei a música, acho que a voz dele é brutal. E a forma como se apresenta é-me indiferente. Se tem muito ou pouco pêlo, se é homem vestido de mulher, a sério, pouco me importa. Se ele se sente bem assim, que o seja. Não acho que tenha sido só a sua apresentação que tenha pesado na vitória, mas mesmo que o tenha sido, foi muito bem feito. Pode ser que agora as pessoas não julguem os outros só pela aparência. Pelo menos espero que sim. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estamos no bom caminho mas ainda vai ser uma viagem longa :-)

      Eliminar

Sonhos